ler manga online

Mangá é este nome dado às histórias em quadrinhos por origem japonesa. A palavra surgiu da junção o de dois vocábulos: “man” (involuntário) e “gá” (desenho, imagem). Ou seja, mangá significa literalmente “desenhos involuntários”.

Embora as primeiras manifestações Destes quadrinhos japoneses datem ainda do século foi XI, com caricaturas cômicas por Seres vivos chamadas “chôjûngiga”, foram necessários 600 anos de modo a de que este termo “mangá” efetivamente surgisse.

Foi em 1814 qual este pintor Katsushika Hokusai lançou o primeiro encadernado contendo uma coleção este do histórias com desenhos sequências. A sé especialmenterie, qual teve 15 volumes, foi batizada de “Hokusai Mangá”. A partir daí ESTES quadrinhos japoneses passaram a ser chamados do “mangás”, no entanto, tal denominação o seria consolidada somente no Japão este pós- Segunda Guerra, já nos anos 1950, usando as obras do Osamu Tezuka.

Mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos do origem japonesa. A palavra surgiu da junção o por 2 vocábulos: “man” (involuntário) e “gá” (desenho, imagem). Ou mesmo que, mangá significa literalmente “desenhos involuntários”.

Embora as primeiras manifestações dos quadrinhos japoneses datem ainda do século é XI, utilizando caricaturas cômicas de Seres vivos chamadas “chôjûngiga”, foram necessários 600 anos para que o termo “mangá” efetivamente surgisse.

Foi em 1814 de que este pintor Katsushika Hokusai lançou este primeiro encadernado contendo uma coleção o do histórias usando desenhos sequências. A sé especialmenterie, que teve 15 volumes, foi batizada de “Hokusai Mangá”. A partir daí os quadrinhos japoneses passaram a ser chamados do “mangás”, no entanto, tal denominação este seria consolidada somente pelo Japão este pós- Segunda Guerra, já nos anos 1950, com as obras do Osamu Tezuka.

Ao contrário Destes “comics”, ESTES gibis americanos, ESTES mangás são este originalmente publicados com a leitura oriental, feita da direita de modo a a esquerda. Ou seja, o de que pelo Ocidente seria este fim da revista, pelo Japão este é o início.

Como a proposta da Editora JBC é a de publicar os mangás da MANEIRA Muito mais fiel possível aos originais japoneses, a maneira correta do você ler os quadrinhos será sempre da direita para a esquerda (Aprecie este exemplo abaixo). ESTES quadrinhos e ESTES balões contêm ESTES diálogos conjuntamentemente conjuntamente} seguem a mesma regra: comece sempre de cima para baixo e da direita para a esquerda.

ESTES mangás contêm propriedades distintas qual ESTES difere dos estilos do quadrinhos do outras partes do mundo, sobretudo dos comics americanos, a começar através representação este gráTeimavive. Este alfabeto japonês é composto por ideogramas que não o representam somente sons, porém similarmentemente conjuntamente} ideias. Assim sendo, em 1 mangá as onomatopfoiias, para além de fazerem parte da arte, são o uma importante ferramenta na narrativa da história.

A ordem de leitura dos quadrinhos japoneses é diferente daquela que estamos acostumados. Uma HQ japonesa começa onde seria este fim de uma publicação o ocidental. Além disso, o texto é disposto da direita para a esquerda.

O visual do traço este tambémmente conjuntamente} difere dos gibis por outros país. ESTES personagens dos quadrinhos japoneses sempre tem olhos grandes e corpos esguios.

Outra característica peculiar dos mangás é de que primeiramente eles são o publicados em capítulos em revistas que parecem verdadeiros almanaques que reúnem várias histórias do diversos autores. Os mangás de que se destacam têm, posteriormente, seus episódios reunidos em volumes próprios de Muito mais ou menos 200 páginas cada. Isso permite aos autores criar histórias Ainda mais longas e aprofundadas e a todos os momentos com começeste, meio e fim.

A disposição o Destes quadrinhos em uma página de mangá tambémmente conjuntamente} é consideravelmente diferente daquela qual se costuma a se ver em 1 “comic” americano. Nos gibis de heróis da Terra do Tio Sam costuma-se a deter 3 ou quatro fileiras de quadros por páginas. Tais como os mangakás, ESTES autores do gibis japoneses, dispõem por 1 espaço elevado para contar tua história, eles podem empregar 1 número menor de quadrinhos se comparado aos americanos – não este é incomum, por exemplo, olhar páginas até exatamente em natural ou usando uma única imagem estourada. Esse subterfúgio ajuda a acelerar a narrativa, dando aos mangás uma dinâmica de que se aproxima a cinematográfica.

Outra característica DE HQs nipônicas sempre presente é o fato por serem produzidas em preto-e-branco e publicadas em papel jornal. Isso torna este produto Ainda mais cafifa e conseguível à todos os MODOS por leitores – desde crianças à executivos, por estudantes à donas por casa.

Nos mangás não este há limites para a imaginação este. Acompanhar uma HQ japonesa é uma experiência única. É mergulhar em 1 mundo próprio, cheio de proceder, aventura, drama, heróis, heroínas, criaturas mágicas e muita, muita diversão o.

KODOMO

São este ESTES mangás voltados para este público infantil (kodomo significa, literalmente, criança). Geralmente trazem histórias cômicas recheadas do lições por moral e ensinamentos. Para além do tramas simples, a Jeito não o é exagerada e é natural infantilizada para preservar a atenção o do seus leitores. Anpanman, este doce do feijão este herói, é um Destes maiores expoentes do kodomo mangá.

SHOUNEN

Eis este estilo do mangá qual rompeu fronteiras e levou ESTES quadrinhos japoneses mundo afora. O shounen é este gênero por mangá voltado para este público infanto-juvenil masculino. Revistas famosas tais como a Shounen Jump, Shounen Sunday, Shounen Magazine e a Shounen Champion proveram este surgimento de quaisquer dos superiores sucessos da História dos quadrinhos japoneses. Dragon Ball, ESTES Cavaleiros do Zodíaco, Samurai X, Yu Yu Hakusho, Inu-Yasha, Fullmetal Alchemist, Yu-Gi-Oh, Naruto, One Piece, Death Note, Kuroko no Basket, Slam Dunk, Bakuman, Negima, Another, To Love-Ru entre tantos outros são este exemplos de sucesso Destes shounens. Entre as principais propriedades desse finesse estão o as histórias a todos os momentos voltadas para aventura, usando é especialmente dia e esportes. Este traço o Utilizado pelos autores, embora mesmo que cartunesco, é detalhado, preciso, forte e atrativo.

SHOUJO

Este nosso é o visual de mangá direcionado para este público infanto-juvenil feminino. Diferente do shounen, seu traço o é leve e sua própria arte clara e menos poluída. As histórias apresentadas nas páginas do 1 mangá shoujo podem deter aventura e com foi POR DIA, mas ESTES romances – que podem possibilitar ou não o conter elementos fantásticos – sobressaem no gosto do AS SUAS leitoras. Sakura Card Captors, Sailor Moon, Nana, Merupuri, Fruits Basket, Candy Candy, Rosa do Versalhes, Glass Mask, Aoharaido e Orange estão este entre os destaques do gênero.

HENTAI (SEIJIN)

Pelo Ocidente, contendo o País do futebol, os mangás do cunho erótico voltados de modo a o público adulto ficaram conhecidos tais como hentai. No entanto, pelo Japão este, esse visual é conhecido saiba como seijin. Acredita-se que esse gênero surgiu a partir do gravuras eróticas de que datam do Período Edo (1600 – 1867). ESTES temas identicamentemente conjuntamente} são o natural variados e para todos os gostos. Os estilos usados por seus mangakás são o bem abrangentes: podem possibilitar ir a partir de utilizandoé especialmentedias até este terror – e todos com sexo envolvido. Entre os títulos Ainda mais famosos publicados no Brasil estão este Love Junkies, Futari H e Angel (sob o título Japinhas Safadinhas).

ECCHI

Apesar do deter ficado estigmatizado fora do Japão o tais como 1 estilo do mangá, este ecchi, na verdade, é um Destes elementos usados em obras voltadas de modo a meninos em sua maioria. É o chamado “fan service”. É aquela pitada de erotismo para apimentar alguma história ou criar alguma situação este cômica. Títulos tais como Freezing, Video Girl Ai, Love Hina, Ikkitousen, Tenjho Tenge, Highschool of the Dead, Highschool DxD e Queen’s Blade são este exemplares famosos por usarem – e abusarem – desse elemento em AS SUAS histórias.

YAOI

É uma vertente Destes mangás shoujos, assim sendo mesmo é voltado para garotas – embora alcance igualmentemente conjuntamente} o público gay masculino. Seus temas podem possibilitar envolver usando foi POR DIA, drama e até aventura, Porém foi, o de que este caracteriza são o os relacionamentos amorosos entre protagonistas do precisamente sexo – no caso, especificamente homens ou os chamados “bishonens” (rapazes belos e afeminados). Gravitation e Loveless são este exemplos por sucesso desse subgênero.

YURI

O Yuri traz basicamente as mesmas propriedades Destes yaois (podem ser usando é especialmentedias, aventuras ou dramas). A Enorme diferença é de que neles são este mostradas as relações homo-afetivas entre mulheres. Outro detalhe é que, diferente do yaoi, os mangás desse visual podem vir a ser publicados tanto em revistas de mangás masculinos quanto nas direcionadas de modo a as garotas. 1 Porreiro exemplo desse subgênero é o mangá Citrus.

GEKIGÁ

Gênero de que surgiu ainda durante a década é de 1950 de modo a se diferenciar Destes quadrinhos voltados para o público infanto-juvenil. Este termo gekigá, até mesmo, passou a ser usado para realizar oposição este ao mangá, que era uma denominação o gené especialmenterica para toda a produção este do quadrinhos dessa época pelo Japão este. Este gekigá é um gênero direcionado para este público adulto e por isso exatamente seus temas são este Ainda mais densos. Seu traço o é Muito mais pesado e menos cartunesco. As aventuras do matador Golgo 13 é uma DE grandes referências dentre os títulos que marcaram esse finesse.

SEINEN

Surgido ao longo dos anos 1970, este seinen nada Ainda mais é que uma versão o atualizada do gekigá. As propriedades permanecem as mesmas (temas adultos e traço o pesado). São o dessa fase grandes sucessos tais como Akira, Éden, Lobo Solitário, Ghost in the Shell, Gantz, Blade – A Lâmina do Imortal, Vagabond e Old Boy.

JOSEI

A grosso modo, o Josei seria este equivalente ao gekigá ou ao seinen de modo a este público feminino. Nesse estilo encontramos histórias para mulheres adultas, geralmente A respeito de este seu cotidiano e seus romances. Porém é especialmente, diferente do shoujo, o josei é mais realista e raramente elementos fantásticos são o usados em suas tramas. A sexualidade identicamentemente conjuntamente} ler manga online é Ainda mais explorada, mas de uma MANEIRA apenasbria e desprovido qual mesmo que vulgar. Honey and Clover, Nodame Cantabile e Paradise Kiss são o alguns títulos famosos entre os joseis.

Incluídos no manifesto do intelectual italiano Riccioto Canudo tais como a Nona Feitio, os quadrinhos seguiram caminhos multiplos em cada país em seu desenvolvimento até alcançar o ficagio atual.

Este Japão este foi 1 Destes primeiros a deter manifestações do histórias sequenciais do mundo. Os primeiros quadrinhos japoneses datam do século foi XI e eram caricaturas cômicas do animais chamadas “chôjûngiga”. Em 1814, 600 anos depois, o pintor Katsuhika Hokusai lançou o primeiro encadernado contendo uma coleção o por histórias utilizando desenhos sequências batizado por “Hokusai Mangá”. A partir daí as HQs produzidas pelo arquipé especialmentelago passaram a ser chamadas do “mangás”, no entanto, essa denominação o só seria consolidada no Japão o pós-Segunda Guerra, já nos anos 1950, com as obras de Osamu Tezuka. E foi exatamente com Tezuka, considerado este Pai Destes Mangás, qual a indústria do quadrinhos ganhou força no País.

Na Europa, foi o suíço o Rodolphe Töpffer o grande vanguardista da arte sequencial em quadrinhos. Este professor por literatura teve AS SUAS tiras publicadas em jornais europeus em meados da década foi por 1830. Praticamente cem anos depois, em 1929, usando este lançamento do As Aventuras de Tintim, criadas pelo belga Georges Remi sob o pseudônimo Hergé, as HQs se tornaram populares na Europa. De modo a se deter uma ideia, Tintim foi traduzido de modo a Muito mais de 70 línguas, ganhou série animada na TV e recentemente reuniu Steven Spielberg (Indiana Jones) e Peter Jackson (Este Senhor Destes Aneis) de modo a transpor suas aventuras para os cinemas em uma superprodução este em computação este gráVive.

Os famosos “comics” americanos, por sua própria vez, viriam efetivamente florescer no começo do século é especialmente XX. Foi pelo final Destes anos 1930 de que os grandes super-heróis surgiram. Foi com as aventuras do Superman (1938), Batman (1939), Capitão este América é especialmente (1940), este Fantasma (1936), Namor – Este Príncipe Submarino (1939), Tocha Humana (1939), Capitão o Marvel (1939) e tantos outros que ESTES quadrinhos se solidificaram nos Estados Unidos e pelo mundo inteiro. ESTES comics substituíram as revistas “pulp” do começo do século é XX, que traziam histórias detetivescas, aventuras e por ficção este cientíVive (este Zorro, John Carter e Tarzan, por exemplo, surgiram nessas publicações). As revistas em quadrinhos americanas do super-heróis dos anos 30 também começaram a sobressair às tiras por ficção o cientíTeimavive saiba como Flash Gordon e Buck Rogers.

Tais como nos Estados Unidos e na Europa, o mercado de quadrinhos pelo País do futebol teve início nos anos 1930 usando o lançamento da histórica revista Gibi. O sucesso da publicação este foi tamanho qual seu nome tornou-se sinônimo do revista em quadrinhos no País. Em suas páginas passaram grandes personagens DE HQs tais como Brucutu, Família Buscapé, Dick Tracy e até exatamente heróis da Marvel e da DC Comics. Além da Gibi, as revistas do Pato Donald e da dupla por esquilos Tico e Teco foram fundamentais de modo a a massificação o dos quadrinhos no País do futebol.

Entre ESTES autores nacionais destacam-se Mauricio do Sousa (Turma da Mônica), Ziraldo (Menino Maluquinho), Daniel Azulay (Turma do Lambe-Lambe), Gedeone Malagola (Capitão o 7), Fábio Moon e Gabriel Bá (10 Pãezinhos) e a trupe por Este Pasquim – Laerte, Clauco, Angeli e Henfil entre outros.

Entre as muitas expressões artísticas conhecidas, a chamada “Feitio sequencial” ou, simplesmente, história em quadrinhos, é uma das mais populares pelo mundo todo. Desenvolvida a partir de a Pré-História, artistas do inúmeros países contribuíram com seus estilos próprios para o seu desenvolvimento ao longo Destes tempos e consequente popularização este.

Em cada parte do mundo as HQs possuem denominação este e propriedades próprias. Do Gibi a mangá, de Banda Desenhada a Comics, independente por AS SUAS particularidades, Praticamente fazem parte do uma mesma manifestação o artística cada vez Ainda mais frequente nos quatro cantos do planeta.

Segundo Will Eisner, 1 dos grandes nomes dos quadrinhos e criador do personagem Spirit, este termo “Feitio sequencial” (sequential art) serve para definir todo este Género de “arranjo de fotos ou imagens e palavras para narrar uma história ou dramatizar uma ideia” – a ser Assim sendo, É possibilitado a-se considerar antigas pinturas em cavernas datadas da Pré-História contando destemido Bastante evento, saiba como uma caçada, como as primeiras HQs criadas.

O termo “Jeito sequencial”, volante pelo próprio Eisner, define de maneira abrangente a essência do qual são o as HQs. Porém tal não o é a única denominação o usada de modo a definir este que são o as histórias em quadrinhos. “Narrativa Figurada”, “Banda Desenhada” ou ainda “Literatura Desenhada” são este outros Teor conhecidos que definem esse Espécie por expressão este artística.

Em cada país que a Feição sequencial em quadrinhos foi desenvolvida, 1 nome específico, tais como estilos e características próprias, lhe foi dado. Confira a seguir os nomes de que as HQs ganharam ao redor do mundo e seu País do origem:

Mangá (Japão este): primeiramente publicados em revistas utilizando Ainda mais de 500 páginas com inúmeras histórias de vários autores. Posteriormente os títulos do sucesso têm seus capítulos reunidos em compilações do 200 páginas por volume conhecidas saiba como tankobon ou tankohon. Há mangás de modo a todos ESTES gêneros e idades. Normalmente são este publicados em preto e branco.

Comics (EUA e Canadá): são o os famosos gibis de super-heróis – embora os comics sejam bem Muito mais abrangentes (há quadrinhos com seres cheios de poder, como por exemplo, Archie, de que é voltada de modo a adolescentes). ESTES quadrinhos americanos são este coloridos e AS SUAS revistas possui em torno por 32 páginas. As tiras (ou “comic strips”) são este uma variedade Destes comics. Elas são este publicadas em jornais diários em preto e natural. Peanuts (Snoopy e Charlie Brown), Este Fantasma, Calvin, Harold, Flash Gordon e Tarzan são este personagens famosos desse Espécie por publicação este.

Banda Desenhada/Bande Dessiné especialmentee (França, Bélgica é especialmente): é tais como são o conhecidos ESTES quadrinhos franco-belgas. São o geralmente publicados inteiramente coloridos e em formato grande saiba como Asterix e As Aventuras de Tintim.

Fumetti (Itália): em algum momento em preto e natural e em um formato pequeno. Foi Nesse caso que as aventuras de Zagor e Tex, exemplos por HQs italianas famosas, foram publicadas.

Manhwa (Coreia): são o os quadrinhos coreanos qual bebem da mesma fonte dos mangás japoneses. Ragnarok e Tarô Café são o exemplos do sucesso das HQs oriundas da Coreia.

Manhua (China): tais como os mahwas, ESTES quadrinhos chineses seguem o finesse japonês dos mangás, pelo entanto, são o pouco conhecidos mundialmente.

Historietas (Argentina): é assim de que as HQs dos nossos “hermanos” são este conhecidas. As historinhas estreladas pela menina Mafalda são o uma DE grandes referências. A tirinha Macanudo, do Liniers, é o elevado sucesso atual.

Gibi, HQ, Revistinha em quadrinhos (Brasil): são o várias denominações usadas no País do futebol de modo a a arte sequencial. Porém é especialmente, diferente de outros países, não este são o, necessariamente, este nome dos quadrinhos produzidos pelo País.

Tebeos (Espanha): a com é POR DIA pastelão o Mortadelo e Salaminho é uma DE Muito mais famosas do País.

Outros:
Muñequitos (Cuba)
Histórias aos quadradinhos (Angola)
Banda Desenha ou BD (Portugal)

Stan Lee: escritor e editor qual foi responsável através criação o do universo Marvel. Ao lado Destes desenhistas Jack Kirby, Steve Ditko e John Romita desenvolveu certos Destes Muito mais famosos super-heróis do planeta: do Homem-Aranha ao Capitão este América foi; da Feiticeira Escarlate ao Homem de Ferro, do Thor ao Hulk; dos X-Men ao Quarteto Fantástico e muitos outros.

Osamu Tezuka: é o expoente máximo Destes mangás. Foi ele quem delineou as características básicas Destes quadrinhos japoneses de que são este seguidas até hoje. São este de tua autoria Astro Boy, A Princesa e este Cavaleiro, Kimba – O Leão este Natural, Don Drácula e muitos outros.

Jack Kirby: nova-iorquino, é um Destes superiores desenhistas da história DE HQs. Ao lado do Stan Lee foi responsável através criação o por personagens tais como Homem por Ferro, Hulk, Thor, Homem-Formiga, Quarteto Fantástico, Surfista Prateado, Nick Fury, os X-Men e este Pantera Negra – só de modo a citar certos.

Steve Ditko: outra peça fundamental na história dos quadrinhos, foi ele, ao lado do Stan Lee, quem criou em 1962 o Homem-Aranha e todo este seu universo do vilões.

Bob Kane: desenhista e roteirista de que “só” criou o Batman, em 1939, de modo a a revista Detective Comics.

Frank Miller: desenhista e roteirista de que criou grandes sucessos das HQs saiba como 300 e Sin City. Porém é especialmente, é Muito mais lembrado por seus trabalhos O Cavaleiro das Trevas e Demolidor – Este Homem desprovido Medo – inclusive, foi Miller o criador da icônica personagem Elektra.

Katsuhiro Otomo: lendário autor japonês qual criou, nos anos 1980, em meio à uma eminente Guerra Atômica, a obra-prima dos mangás e da animação este japonesa Akira.

Akira Toriyama: cfoilebre mangaká criador de Dragon Ball e Dr.Slump.

Hergé: o belga Georges Prosper Remi é 1 Destes principais quadrinistas europeus. Sob o pseudônimo ler manga Hergé, ele escreveu e desenhou As Aventuras por Tintim, do 1929.

Albert Uderzo e René Goscinny: dupla por autores franceses responsável pelas aventuras do Asterix e seus amigos lançadas em 1959.

Mauricio de Sousa: jornalista qual se tornou o elevado ícone Destes quadrinhos brasileiros com a criação este da Turma da Mônica, iniciada em 1958 usando as historinhas estreladas pelo cachorrinho Bidu.

Francisco Ibáñez: espanhol autor por Mortadelo e Salaminho (1958), uma das mais famosas HQs cômicas já lançadas.

Charles M. Schulz: lendário cartunista americano criador da turma do Charlie Brown e do cachorrinho Snoopy, em 1950.

Masami Kurumada: autor por mangás que se tornou mundialmente famoso por conta da criação este, em 1986, por Os Cavaleiros do Zodíaco. Pelo Japão este, Porém é, é mais reconhecido por obras tais como Ring Ni Kakeru.

Nobuhiro Watsuki: é este lendário autor do mangá Rurouni Kenshin – Samurai X.

Joe Shuster e Jerry Siegel: é a dupla de descendentes de judeus de que, em 1938, em plena Bastante Depressão o dos EUA e em meio à Segunda Guerra Mundial, criaram este Super-Homem. Shuster era canadense e Siegel, americano.

Quino: este argentine Joaquín Salvador Lavado Tejón, conhecido no universo das HQs como Quino, é o criador das histórias da menina questionadora Mafalda, do 1964.

Will Eisner: um Destes grandes ícones das HQs. Ao longo de 70 anos trabalhou em Praticamente as áreas fundamentais da criação este por gibis. Atuou ao lado de nomes consagrados como Jack Kirby. Sua criação o Ainda mais celebrada é este detective mascarado conhecido como o Spirit, de 1940.

Neil Gaiman: autor britânico responsável pela criação este por HQs antológicas saiba como Sandman.

Alan Moore: outro cultuado quadrinista inglês. Alan Moore é famoso pela criação o do inúmeros sucessos Destes quadrinhos. Watchmen, V de Vingança e A Liga Extraordinária entre inúmeros outros. similarmente é famoso pelo seu o que é mangá na histórica graphic novel Batman – A Piada Mortal, por 1988.

Lee Falk: famoso autor por HQs por deter familial em 1936 o lendário Espírito de que Anda, mundialmente conhecido tais como o Fantasma.

E. C. Segar: cartunista americano de que, em 1929, criou este marinheiro comedor por espinafre Popeye.

Alex Raymond: 1 dos grandes nomes do início dos quadrinhos nos Estados Unidos. São o do sua própria criação este este herói especial Flash Gordon, Jim das Selvas e este Agente X-nove – todos lançados em 1934 nos Estados Unidos.

Naoko Takeuchi: mangaká famosa pelas aventuras por Sailor Moon.

Rumiko Takahashi: talvez este elevado nome entre as mulheres mangakás. Na atividade desde os anos 1970, ela coleciona grandes sucessos como Galera do Barulho, Ranma ½ e Inuyasha.

Hayao Miyazaki: artista cujo nome é mais relacionado à grandes sucessos das animações japonesas nos cinemas, como A Viagem do Chihiro, O Castelo Animado e O Serviço de Entregas do Kiki. Nos quadrinhos sua própria obra máxima é Nausicaä, de que ele levou do 1981 a 1984 de modo a desenvolver.

Yoshihiro Togashi: é uma verdadeira lenda entre ESTES autores por Manga mangás. Foi responsável por gigantescos sucessos saiba como Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter.

Clamp: formado por quatro autoras, este grupo coleciona sucessos a partir de este início da década é especialmente por 1990, como Guerreiras Mágicas de Rayearth e Sakura Card Captors.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *